segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Suporte - Mapas modulares Paciente Zero - Old Survivor Horror



Quando terminei a aventura eu comesei a preparar material para narrar paciente zero no Vila e acabei desenhando todo o mapa do Hospital em escala, terminado o mapa eu pensei: "Acho que devo disponibilizar este mapa para quem baixou o Suplemento e as aventuras."
 Nisso eu preparei o suplemento e adicionei um mapa do "1º Andar" do prédio onde o grupo tático desce. Ainda adicionei mais duas fichas de Personagem e minis para incrementar ainda mais a aventura. Veja como ficou o mapa:

Link do Suplemento: Suporte - Paciente Zero Mapas e minis.pdf

Não tem a aventura Deste suplemento? Então pegue neste  link:

AVENTURA - Paciente Zero - Old Dragon 

Suporte - Ficha para Ataque a Kalifor


Inicialmente eu pensei que o "Ataque a Kalifor" fosse uma aventura de Tormenta com um formato novo, depois que soube que não era uma aventura pesei que fosse um romance, mas não é.... é um livro jogo no estilo "Fight Fantasy"! um amigo comprou e me presenteou com uma cópia em pdf. 

(PDF OFICIAL PAGO.)

 Eu fui então solicitado a fazer um item de suporte que não tem no livro. 
Não tem uma ficha em Branco!

Para corrigir este pequeno problema eu editei a ficha feita do livro para virar uma ficha em branco e aproveitando que eu tinha tempo adaptei mais duas classes para o sistema do jogo.

Aventura - Ninho da Aranha Rainha - 13º Era

    Quando estava adaptando perdidos na escuridão recebi uma lista de monstros do meu a contato da New Order (O Jorge Caffé) nesta lista de monstros eu acabei solicitando uma criatura que é a chave para adaptar uma outra aventura minha, e como domingo passei o dia sem internet tive tempo mais do que suficiente para adaptar a aventura para 13º Era. A aventura conhecida como "Aquela  das Aranhas" se chama agora apenas Ninho da Aranha Rainha. Eu adicionei um detalhe envolvendo dois Ícones na aventura que pode ser interessante, alem de  disponibilizar uma pequena aventura reserva para o grupo que não quiser aceitar a missão.



SE ainda não conhece o 13ª Era, veja a entrevista do Bora Conversar com a equipe da Neworder:


Que apoiar o Projeto? Quer adquirir seu livro no finaciamento? Agora é a hora! faltam poucos dias!


Aqueles que assitiram a live e viram a postagem devem  estar se perguntando: 
-Ué? Cadê o Perdidos na escuridão?! O Manjuba pedil e você disse que fez, onde está? 

Perdidos na Escuridão será distribuído para os apoiadores do Financiamento,quem contribuiu com o Finaciamento do livro com qualquer valor vai receber uma cópia da aventura em PDF assim que o financimento for Bem sucedido! Se apoiou com qualquer quantia  é só esperar!


Atualização: Finaciamento aucansado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Suporte - Templeite de Suplementos para Old Dragon + Editor de Monstro.

 Agora O que eu Queria tem, vou disponibilizar para todos!

Como eu disse se não tem eu Crio.  eu uma vez pedi um template de Old Dragon em um tópico que disponibilizou o template para I Desayne. Mas ele nunca foi disponibilizado... em eu respondi a um amigo que eu "só faço o que eu quero usar mas que  não tem feito por outra pessoa" olha não tem template para Publisher, e eu só uso Publisher. Então.... eu fiz. Quando eu terminei fiz o o Old Survivor Horror Já usando o template. Então recebi boas criticas dele principalmente pelo seu visual que ficou muito parecido com um manual oficial. Agora estou disponibilizando para todos o Template, façam suplementos com ele e divirtam-se!

Se você quer fazer caixas de monstros para suas aventuras, eu tambem preparei um editor de Caixas de monstros para facilitar sua edição. ( Tem instruções no próprio arquivo.) 

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Aventura - Matem essas Vacas Malditas do Inferno - 13º Era



Podcast Bora conversar: (No ponto  2:31:08)
Manjuba: "Erivas você faz aventuras só quando tem muita gente pedindo?"

Erivas: "Quando eu não faço só pra mim, eu procuro fazer pra comunidade que mais pede, poia quanto mais se pede mais chance de eu fazer Aventuras para aquele sistema mesmo eu não pretendendo narrar a curto prazo."

Manjuba: "Faz 13º Era! Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!Faz 13º Era!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

Erivas: Ok.... Escolha uma aventura minha para  eu adaptar para 13º Era.

Manjuba: Vou pelo nome, adapta "Perdidos na Escuridão"!

Erivas: OK, mas primeiro vou adaptar uma mais curta , vou lançar  "Matem essas vacas malditas" para 13º Era.

   Bem e foi assim que eu decidi fazer a aventura , Não tive acesso a material de Narrador, Por isto tive de fazer  como a primeira vez que fiz aventura de D&D5e, A aventura mais descritiva, com pouco material de regras e criaturas baseadas nas que eu vi no quirck Starter.  Espero que todos que tem o Quick do livro possam testar esta aventura, Logo escreverei mais  aventuras para  13º Era.

Link:Aventura - Matem essas vacas do inferno - 13º Era


Se você ainda não garantiu o seu, Vá rapidinho no Catarse apoiar o livro completo e Garantir o seu!
Link: Catarse - 13º Era Faltam poucos dias!

Não viu o programa? Assista pelo Youtube: Bora conversar - Financiamento coletivo.


domingo, 23 de agosto de 2015

Aventura - Paciente Zero -Old Dragon (Survivor Horror)


"um grupo de agentes especiais invade uma aria de quarentena para recuperar uma amostra de um vírus para sintetizar uma vacina." quem jogou Operation Racoon city vai reconhecer o time tático, mas criei novas personalidades para este grupo, por ser uma aventura introdutória ao Old Horror todos são de 1º Nivel, se seu grupo quiser fazer fichas esta aventura será ideal para sua primeira narrativa. Aproveitem e quem tiver idéias para Outras aventuras, postarei o Template que eu uso em Breve aqui no Blog.


Vocês sentiram falta de Zumbis? Então toma Zumbis!!!!!

sábado, 22 de agosto de 2015

Aventura - Onde está o Vôo 257? (Old Survivor Horror)



Esta aventura de Old Survivor Horror é baseada em uma parte do Resident Revelations, eu tentei manter o clima e inserir os elementos aos poucos, tem monstros diferentes e estranhos como o ScargrDead, mas acho que ninguém sentirá falta dos Zumbis. Esta é uma aventura com clima de investigação no começo e ação no final. Se for narrar em eventos ou apenas testar o suplemento pode usar as fichas feitas do grupo tático da divisão ante Bio-Terrorismo.( São 6 personagens variados.)



Cuidado com o Scargrdead! 

Suporte - Old Survivor Horror (Suplemento)


"Entramos dentro daquele lugar fedorento, tinham pedaços de gente espalhados por todo lugar, foi nojento demais, eu estava contendo meu vômito quando o senhor Redfild fez um sinal para ficarmos quietos, eu tremia feito vara verde, podia ver o que tinha a nossa frente, quanto mais me lembro menos acredito, ele estava debruçado em um cadáver fedorento, mastigava partes daquela carna podre e com espasmos arrancava do osso, por alguns segundos parou de morder e sentou nossa presença, antes que se virasse o Senhor Redfil deu um tiro em sua nuca, a bala espalhou  os miolos daquela coisa pela parede, não gosto nem de lembrar..."  - Relato de um sobrevivente do incidente em Colorado Texas.

 Sim, quando eu prometo eu cumpro, e em comemoração a eu ter finalizado RESIDENT EVIL Revelations, eu disse que escreveria uma aventura para RPG de mesa baseada no universo de Resident. porem não tinha sistema para isso, eu não quero escrever para 3D&T pois para este sistema já tem uma adaptação, então o sistema que melhor aceitaria uma adaptação para nosso mundo real seria qual?
  Olha na aventura "Escolta da Bruxa a Severac" eu tirei duas classes e fiz alterações que permitiram jogar uma aventura medieval sem fantasia, e deu certo! Então o candidato ideal para ganha a aventura de Residente seria o OLD DRAGON. mas isso não seria feito do dia para noite, passei uma semana digitando e adaptando os elementos para fazer um suplemento de regras que ensina a fazer personagens para este universo sem que percam a característica de serem "Personagens de Resident Evil" e assim saiu o Old Survivor Horror. Leiam e saibam que este é o Livro 1.0 pois pretendo atualiza-lo em alguns meses com a ajuda dos grupos de Old Dragon que usarem o material.




Fichas de personagem Variantes por Jonas Picholaro.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Podcas Bora conversar Saiu!

Finalmente o Bora conversar deu as caras novamente! fizemos uma intrevista muito bacana com a equipe da New order Editora, Assitam no link: Bora conversar no Youtube

Visite o parceiro Bora Conversar: bora conversar cast
Em breve material do 13º Era para todos no Conclave aguardem!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Aventura - O coelho de jade - Old Dragon



Geralmente eu coloco uma aventura minha e defino alguma coisa sobre ela ou sua produção, mas esta postagem não é sobre um material feito por mim,  a tradução e adaptação da aventura foi feita pelo companheiro " Victor de Souza " Para bens pelo seu primeiro material publicado no Moonstache, e espero mais material seu, se precisar de ajuda com outros mapas sabe como me contactar.
Aventura no Link: Aventura A lebre de Jade - Moonstache


Há como costume eu sempre adiciono algo meu a postagens aqui por isto alem  da aventura  eu estou postando um arquivo de "Masmorras Modulares" para usar minis na aventura. Aproveitem!

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Um pouco sobre oque eu pretendo com o Conclave da aventura.



"De fans para fans, sem fins lucrativos."


Esta era uma frase que eu escutava muito. Hoje em dia muita gente não gosta mais de ser assim, eu devo estar irritando muita gente neste momento, pois temo que muitos achem que ser rispido e direto é desrespeitoso, mas tem coisas que você precisa dizer.

   Eu iniciei as atividades do Blog por pedido de muitos membros da comunidade de D&D5e,  para  centralizar os links do meu material em um lugar só,  eu já escrevia material para um blog chamado Moonstache e  anteriormente para o Vila do RPG, na forma de colaborador esporádico.  Quando tiver de escrever o roteiro do meu quadrinho especial de rpg, usei o Old Dragon como sistema de rpg para os personagens jogarem e foi gratificante de mais poder ceder o conteúdo das Masmorras modulares especiais de "Old Dragon Day".  Porem eu escrevo material para outros sistemas, entre eles o quase abandonado "Dragon Age" que não tem tido tanta atenção por parte de sua própria editora no Brasil.   Vou a eventos como narrador deis de 2006 e aprendi algo que chamo de Metodo Americano.  Esta forma de narrar é voltada para ter 100% de aproveitamento em narrativa de eventos, quando aprendi achei que seria adotado pela maioria dos narradores, bem... Não foi.
  Eu dei o nome do meu grupo de RPG formado por este método de "Conclave da Aventura" e passei a aplicar este método de narrativa em todos os sistemas que eu queria narrar. Quando escrevi "Vilarejo sob o Luar" primeira aventura minha para DRAGON AGE RPG eu me foquei muito em criar uma aventura fácil de se narrar e ao mesmo tempo que pusesse todos os recursos do sistema em teste, para jogadores novos aderirem ao Dragon age.
   No meio deste caminho eu conheci Old Dragon, adaptei a mesma aventura para Old Dragon e aos poucos dei mais atenção a Old Dragon,  creio que depois de ver a aventura Sangue dos inocentes escrita por João Cláudio e Rafael Barcellos  , nunca mais vi aventuras de Dragon Age RPG  que não fossem minhas, nem vi as traduções das aventuras  de fora apareceram, e por isto no meio RPGistico afirmo que DRAGON AGE não está tão acessível quanto Old Dragon.

"Eu acho chato ser o único trabalhando para fazer a cena rpgistica acessível para todos."

  Mas a verdade é que eu não sou o único, como me lembrou o Rafael Beltrame, ele tambem trabalha pela divulgação do RPG, mas não do Dragon Age, pois o Moonstache é uma página voltada  para Old Dragon. Embora eu estivesse sendo direto, e falando unicamente com o público do Dragon Age o Rafael se ofendeu e começo a citar a iniciativa de vários grupos exclusivos de sistema x ou y.  Minhas desculpas ao Rafael , Se eu não deixei claro que eu estava me referindo ao DRAGON AGE. Não Sou o único a escrever aventuras de Old Dragon, por isto não escrevo com tanta frequencia quanto estou escrevendo de D&D5e, Não estou escrevendo de Dragon Age nem de Tormenta por que faz tempo que ambas as comunidades não  demonstram interesse neste meu material, A segunda aventura de Terror para Shainsaw  estará a caminho próximo sábado, pois teve um bom fluxo de donwloads e o interesse se mostrou grande.  O Conclave da aventura é meu depósito de material para RPG, é onde eu publico as coisas que eu queria ver disponibilizadas para o sistema que eu gosto, não esperem ver aventuras de "Obiscure" ou "Fate" aqui, pois elas segundo fui informado, já existem nas suas respectivas comunidades, e não precisa que eu faça, não que eu conheça qualquer destes sistemas mas se o disseram  que tem então no dia que eu me interessar por algum destes sistemas eu  não precisarei fazer, pois já tem feito. Não quero provocar nem ofender ninguem , pois o que esta fazendo o RPG  muchar e desaparecer em todas as capitais do Brasil é a desunião de grupos, desavença de sistemas e principalmente a pluralidade de gostos que leva ao desentendimento quando não se tem respeito pelo próximo.


Gosto de citar como exemplo a situação de como eu conheci o Rafa: 
- Fiz uma critica a uma aventura oficial da editora do Old Dragon que embora fosse bem impressa, não estava no padrão que eu considero bom, ela foi escrita em um formato de aventura que é para mim particularmente massante e de difícil imersão, vendo que as duas aventuras oficiais estavam escritas do mesmo modo e que eu dormi enquanto lia a primeira, fiz uma resenha franca e se distinções, afinal quem toma muito cuidado em resenhas de coisas que não gostou soa falso e sem credulidade, Ao final da resenha eu disse que como aventura o material  era um ótimo suplemento  de masmorra.  Um dia depois do video postado o Rafa fez um comentário sobre o vídeo, um comentário educado e respeitoso tirando sarro do fato de que dormi lendo a aventura, explicando que a forma como a aventura foi escrita era em um formato que em inglês se chamava Sand box, o que eu chamo de modulo,  e explicando que aventuras escritas assim eram comuns, o próprio  "Templo do mau Elemental"  era um aventura escrita assim. Eu só descobri que ele era um dos autores da aventura duas postagens depois. Ele podia ter sido um completo BABACA na postagem, afinal ele era o escritor e eu era um cara que comprou o livro e não gostou, ao invés disso ele elogiou minha critica sincera. Pois neste meio é fácil falar bem pela frente e  Detonar pelas costas.



  Eu respeito o Rafael pelo fato de que ele é uma pessoa que sabe conversar, não o tipo que manda indiretas passivo agressivas. E espero que todos que estiverem acompanhando a pagina se lembem que seu esforço isolado apenas pelo seu sistema X ou Y não esta ajudando ao RPG mais do que o esforço de outros 10 sistemas indies pouco conhecidos que se ouve por ai. Quero tanto que esses        5 caras que escrevem material para Shotgun diaries, 10 que fazem material para Obscure, 10 que faserm para Old Dragon, 10 que fazem para Dungeon word e 10 que fazem para Tormenta  Compreendam  que eles não são tão relevantes quanto os 45 que escreviam para D&D3.  Nós nos dividimos tanto , mas tanto, que hoje não temos  expressão  verdadeira no mercado Brasileiro. Resta saber quem vai unir os RPGistas do Brasil de novo, o novo D&D ou o Novo Vampiro?
   Precisamos entrar em consenso de que não importa um esforço isolado de um grupo só, é preciso  buscar a união e a cooperação de todos para que o RPG não desapareça do pais como uma lembrança de tempos pré internet, não basta você e os outros nove do seu grupo, tem de ser todos os cinquenta do seu estado trabalhando em como apresentar o RPG a novos jogadores,  é ai que fazer o material entra.
    Pois este blog nada mais é do que um compartilhamento do que eu faço para mim, para quem me pede e me apoia, imagina se fosse assim em todas as paginas de RPG? As pessoas produzindo e postando sempre com continuidade e oferecendo o material que muitos querem mas não sabem onde achar? Produzindo material de todo sistema que tiver procura e se assegurando de não deixar de publicar de vez em quando algo para o sistema que poucos  procuram?  Dando suporte para quem não lê em Inglês, para quem não sabe fazer ficha e até para quem não tem experiência narrando.  Por hora eu faço o que eu posso no meu blog.




As maiores dificuldades que um produtor de conteúdo não remunerado tem de suportar , não são repassadas para seu material, a falta de incentivo e de participação por conta dos consumidores deste material as vezes desanima mais do que escrever um pagina com sono. Parei de escrever uma aventura que seria adaptação de uma DLC do jogo Dragon Age, por que ao perguntar se seria interessante a comunidade a resposta da postagem foi "Nada", então  para Dragon age  RPG só sai material meu quando eu estiver fazendo para mim e quiser compartilhar. Sem pedidos? Sem material.

 Se quiser escrever uma aventura então pegue o Template e faça, não tenha vergonha se ficar ruim na primeira vez, faça pois eu (ou o Rafael Beltrame,) vamos ler e ajudar no seu material.  Quem sabe se você  escrever não descubra que é mais fácil  se engajar juntando pessoas para produzir ao invés de produzir sozinho tudo pessoalmente.

Acho que em Resumo eu quero que chegue o dia em que eu  não precise mais fazer eu mesmo o material que eu quero usar. (Igual foi para mim nos tempos da 4º edição do D&D.) Se sozinho não estou,  quem está ao meu lado?

Erivaldo Fernandes (Erivas)

domingo, 2 de agosto de 2015

Suporte - Templete de aventura para Dragon Age RPG


Eu fui indagado de por que não escrevo material para Dragon age nos ultimos meses, bem que eu queria mas a Comunidade de Dragon age Não se interessa por aventuras prontas, nem tem se mostrado ativa aqui na pagina, por isto só vou escrever quando planejar narrar uma aventura de Dragon age. Porem aqueles que sentirem que podem escrever aventuras de Dragona age no meu lugar por favor façam. É muito chato quando parece que sou  o único a escrever as aventuras. Como incentivo estou publicando o templete de aventura que eu uso, ele está com a aventura "Caçada aos Bandoleiros" mas basta trocar as imagens e escrever um novo texto, use o modelo como quiserem e boas aventuras. (espero ver aventuras de Dragon age aparecendo nas comunidades em breve.)
Link do Template: Templeite de Aventura - Dragon Age RPG.pub - 3 MB

Aventura - O arauto das Sombras - D&D5e


Bom ver vocês de novo pessoal! Antes de mais nada, gostaria de dizer que esta foi uma aventura pensada para personagens acima de 15 nível, por isto personagens de 16º nível são ideais para o desafio.  
Eu levei três vezes mais tempo do que o normal desenvolvendo a trama e a aventura ficaram muito mais complexas do que as que eu escrevo normalmente. Dividi ela em atos para que cada ato seja no mínimo uma sessão. 
O adversário do grupo é um Lich que quer desperta um demônio intitulado "O destruidor de mundos"! Junte o grupo para enfrentar este desafio insano. Todos os monstros da aventura foram balanceados para que o grupo tenha vantagem contra eles em certo ponto, seja por terreno ou por poder marcial, mas isso não é constante, terão lutas que faram os heróis recuarem sem pensar duas vezes, além de muitas reviravoltas do enredo. Narrem e Apreciem!
(OBS: Jogador se quiser jogar esta aventura, não baixe este livro, ele é restrito para narradores e como é a única aventura de 16º nível nacional, tenho quase 80% de certeza que seu mestre que estará narrando a campanha Hoard of the Dragon Queen.)  


Atenção: Devido ao trabalho de escrever esta aventura, que levou muito tempo e deu muito trabalho alem de muito trabalho de pesquisa, decidi que não escreverei outra aventura  longa de nivel auto para D&D ou qualquer outro sistema,  esta decisão não esta sujeita a mudança. Como ela é única , e não farei outra igual , aproveitem bem a aventura.