quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Conhecendo as Classes Iconicas - Paladino



"— Você ficou sozinho para enfrentar meu verdadeiro corpo! És louco ou azarado, paladino! — diz a criatura, projetando-se no ar.
— Nem um nem outro! — responde Artur, esquivando do ataque dos tentáculos. — Sou um servo de Bahamut e vou lutar até o fim!" Paladino Artur Regan em Perdidos na escuridão.

Um guerreiro luta, um mago faz magias, Um ladino desarma armadilhas ...  mas, o que faz um paladino? Essa pergunta dese ser interessante, antes que eu inicie o tema eu gostaria de lembrar a todos que a matéria reflete minha opinião e minha visão da classe através da minhas referencias, quem não concordar não precisa ler a matéria inteira, reclamar do conteúdo e depois puxar uma  briga, basta ignorar. Jogo com o Paladino deis de minha primeira experiência com D&D, e não escondo que é minha classe favorita em qualquer jogo que eu entro, embora ser um paladino mude de mestre para mestre eu formei uma personalidade sólida para o que é a classe e seus ideais, falar desta personalidade e como ela trabalha  no jogo é o foco desta matéria.
O que é um paladino?

Em uma definição simples o paladino é um herói Icônico. Sabe o famoso cavaleiro de armadura brilhante? pois bem, o paladino é um Esteriótipo do cavaleiro salvador, auguem que aparece trazendo a Esperança aos fracos e oprimidos, que luta pelo ideal de liberdade, protege os indefesos e muitas vezes enfrenta vilões e demônios em nome dos deuses. O paladino é inspirado nos Cavaleiros do rei Carlos Magno, de acordo com o ciclo literário conhecido como a questão de França . Eles aparecem pela primeira vez em a "A Canção de Rolando" , onde representam os valores Cristãos e guerreiros nas lutas contra as hordas de sarracenos. O paladinos e suas façanhas associadas são em grande parte ficção, com alguma base em históricos francos retentores do século 8 e eventos, como a batalha de Roncevaux passagem e o confronto do Império Franco com omíada Al-Andalus na Marca Hispânica. O termo foi adaptado para Advanced Dungeons e Dragons como uma classe de prestigio para guerreiros. Em uma descrição da classe um escritor de livros de RPG usou os templarios com exemplo de como seriam os paladinos, eu reconheço certas semelhanças entre os cavaleiros templários e os Paladinos mas assim como tem semelhanças tambem tem muitas diferenças. Cabe ao jogador entender e interpretar essas diferenças.

Como Interpretar um Paladino?

Essa pergunta parece fácil, mas não é. 
Existem poucas referencias para este tipo de personagem na cultura pop atual,se quiser um exemplo de como atuar terá de ver muitos exemplos, para guerreiros e bárbaros há vários filmes como Conan ou Red Soja, mas para um Paladino não há, de forma os paladinos são guerreiros de literatura romântica, fora deste ambiente é muito difícil de achar referencias de como age um paladino, mas... mesmo ele não se intitulando um paladino há exemplos de "Cavaleiros Idealizados" que chegam perto do que é um paladino. Começando por "A Cruzada", o Cruzado Beimen era um Ferreiro e aprendeu sobre honra e nobreza através de seu próprio olhar, um home integro que faz o que acha ser o certo, em uma parte do filme ele é questionado se não poderia matar um homem cuja indole era errada apenas em beneficio próprio. Mesmo ele sendo errado e Cruel o Cruzado se recusou. (Um pala dino não realiza atos Malignos por um bem maior.) No filme  Coração de cavaleiro sir Willian tacher se passa por outro nobre, ele faz amigos e os valoriza, protege seu amigo de cobradores pagando suas dividas com um premio de justa sem mau o conhecer, ele respeita um oponente que se rende antes de um combate por ver que isto era o certo a ser feito, ele ate enfrenta um oponente que não deveria pois acreditava que era o certo a ser feito, perto do final do filme ele  é Preso por ter cometido o crime de falsidade ideológica, mesmo preso e sendo atacado com tomates ele não revidou, seus amigos entram no circulo da praça e o defendem, mesmo em menor número em certa altura o principe negro o resgata. Ele diz "Eu o conheço do campo de honra, mas mesmo se não o conhescesse  eu o resgataria só pela lealdade de seus companheiros". (Um paladino inspira a lealdade das pessoas através de seus atos) No filme "Capitão América" o sargento joga uma granada na frente do regimento e todos se protegem longe da bomba, menos o estive Rogers que se lança sobre ela para proteger seus companheiros da explosão, ( Muitas vezes o Paladino se joga no perigo para proteger seus Companheiros.) sem falar de quando ele escuta que o regimento de seu amigo estava prisioneiro e ninguem iria resgata-los, ele pega seu escudo e vai sozinho sem se importar com o perigo. Mesmo sabendo que poderia ser punido por isto. (Um paladino fará o que julga ser o certo para salvar seus companheiros, muitas vezes sem medir as consequencias de suas atitudes.) e no final do filme mesmo sabendo que não sairia vivo ele não hesitou  em cair com o avião para impedir a Bomba. (Um paladino sempre está pronto a se sacrificar por outras pessoas, ele sempre trabalhaem prol de um bem maior.)  Estes exemplos de atitudes heroicas podem traduzir um pouco como um paladino 
deve ser interpretado.  Paladinos são heróis romantizados, eles não enfrentam antagonistas, eles enfrentam inimigos, um bom paladino tem de ter uma interpretação voltada para a forma de se portar com os npcs, ele deve inspirar confiança e até um pouco de esperança em todos com quem interage, em contra partida o mestre deve se lembrar que se o jogador decidiu jogar com um paladino ele deve ter todos os benefícios interpretativos da classe.  Como paladinos sempre falam a verdade, o jogador deve da mesma forma não mentir para NPCs e nem permitir que seus companheiros o façam na sua frente, ele sempre deve tentar resolver conflitos com dialogo e diplomacia, apenas quando tudo  isso falhar ele erguerá sua espada contra um NPC. Em combate o paladino pode optar por defender os membros mais fracos do grupo ou  partir para cima dos inimigos com frases  de efeito para intimida-los como: "Rendam-se Vilões! e pouparei suas vidas!" ou "Afastem se destas pessoas! ou sentirão o aço de minha espada!"  Uma cena de luta sempre terá frases heroicas mas as mais nobres sempre são gritadas por paladinos.
   um exemplo do codigo de conduta de um paladino aparece no filme "Coração de dragão", ele é chamado de "O Velho código de Cavalaria" o meu juramento padrão de Paladino foi inspirado nele:

Um paladino jura lealdade
 A  sua causa e a seus companheiros
Sua palavra só diz a Verdade
Seu coração só provem virtudes
Sua espada defende ao Oprimido
Sua fúria recai sobre o mau
Em nome deste juramento 
Viverei até o fim dos meus dias
Sobre o titulo de PALADINO.

Este não precisa se o seu juramento de paladino mas é um exemplo de como ele é, Paladinos seguem seu juramento a todo custo, muitas vezes tentando convencer seus companheiros a ter atitudes mais nobres e honradas, um ultimo aspecto de interpretação do paladino pode desagradar a alguns mestres, o paladino respeitas as leis de onde está, mas se considerar que uma lei é injusta ele pode categoricamente  desrespeita-la e até defender os que a desrespeitarem.  A interpretação pode seguir vários rumos mas sempre de acordo com os ideais do Paladino.

O Paladino em regras, como ele é visto em vários sistemas?

 Eu conheci o Paladino no Dungeons & Dragons 3.5, então uso como referencia este paladino para comparações de regras, mas há elementos que definem a classe e que podem ser levados em consideração na adaptação de um Paladino par um sistema de RPG medieval que não o possua. O primeiro ponto é "Qual habilidade é a mais básica do paladino?" esta é a pergunta que fazemos ao analisar o paladino em regras, para começar um paladino deve ter um valor auto de Carisma. Este valor será referido ao traquejo social da classe que é eloquente e costuma ser muito diplomática, paladinos inspiram pessoas, e para isso é recomendado um valor de no minimo 14 em seu Carisma. (embora o ideal seja 16) na sua primeira versão o paladino só poderia ser escolhido como classe se tivesse um 18 em seu carisma. (isso mesmo um 18!) em outros sistemas como Old Dragon e Tormenta o valor de Carisma não é muito relevante (pode ser qualquer um com tanto que seja positivo.) , pois se escolhe a classe pelo alinhamento do personagem, Um personagem Leal e bom (Tormenta) ou Ordeiro (Old Dragon) já são permitidos como paladinos, Em AD&D o paladino é uma classe de prestigio mas nas versões posteriores ele se tornou uma classe inicial, sendo o mesmo em 13º Era,  Tormenta RPG e 3d&t , enquanto em Old Dragon ele ainda é uma Classe de prestigio do homem de armas. A primeira habilidade do paladino que em todas as versões etá disponivel a classe em seu primeiro nivel é "Detectar o Mau", Um paladino pode sentir a presença de seres malignos, assim ele não é facilmente enganado por Demônios trapaceiros ou  pessoas de carater duvidoso. Em old Dragon ele tem a Habilidade de "detectar o caus"  pois o sistema não tem Bom e mau como alinhamento. Uma curiosidade é que em Dragon Age não há a classe paladino mas há uma classe guerreira com um titulo de "Gray Wardem" que possui uma habilidade natural de sentir a presença de criaturas malignas chamadas Drark Spawns.  Posso dizer que eles são os paladinos deste universo, em seguida o paladino possui em todo os sistemas uma habilidade chamada "Destruir o Mau" uma força que toma sua arma e desfere um dano maior em inimigos malignos. Mais uma vez a habilidade muda no Old Dragon se chamando "Destruir o Caus" , Em novas versões do D&D destruir o mau só está disponível no segundo nível do paladino, em 13º Era ele tem esta habilidade na forma de uma proeza de classe, e a ultima coisa  que repete  em todos os sistemas é o código de conduta do paladino. Muitas habilidades e aspectos do paladino não se repetem como o fato de que no tormenta e no D&D
ele pode Curar com o toque de uma mão, Expulçar mortos vivos como um clériogo e até conjurar magias divinas de suporte. Mas não pode fazer isso em todos os sistemas.( por exemplo em Old dragon ele não pode usar magias nem curar.)  Levando em consideração isso posso dizer que a base de um paladino é  " Carisma Auto, Detectar o mau, Destruir o mau e Código de conduta." Tendo estes elementos você pode considerar seu personagem um Paladino. 
 Outro ponto que ele converge é que um paladino é um herói de armas e armaduras pesadas que se identifica pelo simbolo de suas entidade protetora, ele sempre estará usando uma armadura pesada e um escudo munido de uma arma de uma mão, algumas vezes usando armas de duas mãos mas sempre com um simbolo  estampado em sua armadura ou escudo. (O simbolo esta sempre a mostra e em evidencia na vestimenta do paladino.)


Paladinos em Aventuras.

Um paladino não é um Herói  interessado em Tesouro fama e status, ao contrário dos outros ele ajuda apenas por ajudar, como em muitos casos onde a aventura não tem um recompensa muito chamativa para o grupo (ou a maioria dos integrantes do grupo quer trolar o mestre...) o paladino pode ser o foco de Honra que arrastará a todos para a aventura, muitos interpretam paladinos como fanáticos religiosos que pregam a palavra de um deus e se negam a ajudar pessoas que não compartilhem da sua fé, isso é uma interpretação comum por muitos jogadores que não gostam de um interpretação aprofundada da classe,   mas no meu ponto de vista um paladino é um herói que defende não um deus em si, mas um ideal que ele representa, ele jamais se negará a ajudar auguem que pede socorro, não importando se este auguem irá agradecê-lo ou não, nem se ele porá a si próprio em perigo. Um narrador que eu conheço criou um termo que eu uso para definir como um Paladino age perante o perigo. A "Burrice Paladinica" é a responsavel por atitudes heroicas mas estúpidas, por exemplo:

Narrador: " - um jacaré gigante esta atacando o remo e sua companheira uma elfa franzina esta tentando afugentar a criatura co o remo de madeira! o que você fará?"
Paladino: "Eu salto no jacaré e seguro ele com força montado nas suas costas!"
Mestre: "Mas você está de Fullplate! Vai afundar junto com o jacaré!"
Paladino: "E dai? mesmo que eu afunde terei salvo a elfa." - E pula no jacaré.


  Burrice Paladinica, é tipo isso...


Por que poucos jogam com paladino em mesas de RPG? 

Como classe o Paladino é interessante para seu jogador mas em um grupo com alinhamento misto talvez nem tanto,muitas vezes ele  é classificado por muitos como "Um guerreiro chato que cura" ou " Um chato que  nos impede de Tacar fogo na coisa toda!" devido a seu alinhamento Leal e bom. Mas o que ele representa de verdade é um Herói idealizado, Paladinos são o simbolo da justiça, os jogadores de muitas mesas assim como muitos narradores procuram um jogo menos Romantizado e mais realista, onde não há bem ou mau definidos, todos são antagonistas e não existe  vilão, o paladino não funciona direito neste contexto,  ele representa tudo o que é certo, logo ele não mente nem trapaceia, não tortura pessoas indefesas nem permite que seus companheiros o façam,  isso pode causar desconforto para alguns jogadores que se divertem fazendo todo tipo de barbaridade no mundo de campanha. Há narradores que detestam paladinos, fazem de tudo para intimidar os  jogadores a ponto de colocar os personagens em situações nas quais o paladino seria apenas um estorvo ao grupo. Se o narrador tiver esta atitude, ele acabará com a diversão do grupo, pois ter um paladino na mesa sempre puxa a aventura para uma vertente romantizada e heroica, o jogador deve ser competente na interpretação de suas interações sociais, o que muitas vezes desagrada um grupo focado em Gameplay mecânico e luta.  Outro problema é que Jogadores inexperientes podem interpretar um paladino de forma enfadonha e tediosa, sufocando seus colegas de mesa com monólogos e ações  individualistas. (Em uma mesa minha um personagem se negou a ir a uma missão mudando todo Andamento do jogo apenas por que seu paladino não aceitava a justiça de uma região. Agir assim pode estender muito as cenas pre dungeon e até cancelar todo o trabalho do narrador para a campanha, isso frustra a mesa de jogo como um todo apenas por que um jogador não soube como agir de forma Flexível.)  



Recomendações finais

Eu recomendo que jogadores  buscando uma interpretação mais romântica e Heroica vejam esta classe como uma possibilidade, jogadores iniciantes devem evitar esta classe como inicial, jogue com um guerreiro ou um clérigo primeiro para se acostumar com o jogo e quando for mais experiente pode usar o paladino como sua classe.  Será desafiante e divertido para você e sua mesa.


"Eu não recusarei, Não vê a dor nos olhos deste homem? Eu jamai recusaria um pedido de ajuda tão sincero..." - Sir. Artur Regan


 Para aqueles que quiserem jogar com um paladino vou disponibilisar algumas Fichas feitas de Paladino para alguns sistemas:

Old Dragon - 3º nivel

Phatifinder - 1º nivel

Tormenta RPG - 6º nivel

D&D5e - 1º nivel

D&D 4e - 1º Nivel